Equitação Lúdica

Você sabe porque o cavalo é utilizado como terapia? 

 

Em termos psicológicos, montar um animal de meia tonelada, ser capaz de guiá-lo tem efeitos na autoestima,  e favorecem a sensação de força e destreza, a concentração e a resolução rápida de problemas.

Falando do ponto de vista físico, seus movimentos tridimensionais promovem uma ação no corpo do cavaleiro capaz de gerar incontáveis estímulos físicos e sensoriais.

Em 30 minutos de cavalgada ao passo, o cavalo executa 21.600 movimentos. Apesar da pouca tensão solicitada, a quantidade de repetições torna o exercício bastante intenso, trabalhando a força. A instabilidade nos movimentos atua no sistema vestibular que, por consequência, desenvolve o equilíbrio. 

Salvo em casos de contraindicação (profissionais capacitados poderão avaliar), cavalgar só faz bem! 

 

Fonte: Material do Curso Básico de Equoterapia chancelado pela ANDE BRASIL, Associação Nacional de Equoterapia.

E o que é Equitação Lúdica então?

 

Dentro dos programas de equoterapia, existe o Programa de Educação/Reeducação. 

Este programa é destinado a qualquer criança e o objetivo é desenvover habilidades diversas nos praticantes a partir da experiência com o cavalo.

Nossa proposta no Jardim do Rancho é de trabalhar com brincadeiras enquanto vamos ensinando a técnica da montaria.

Assim, brincamos de contar números, ver letras em coisas, criar histórias, conhecer plantas e animais, guiar o cavalo por percursos fantásticos e imaginários, cuidar do animal e superar seus medos e/ou dificuldades de um jeito gostoso e incomum.

As habilidades físicas são desenvolvidas por meio de ginásticas sobre os cavalos e vão tornando os pequenos cavaleiros e amazonas aptos a conduzirem sozinhos os animais.

As habilidades emocionais são trabalhadas à medida que conhecemos cada uma das crianças e com delicadeza e sutileza vamos superando limites criando vínculos com os professores e cavalos.

Jardim do Rancho Espaço Natural - Srv. Família Damasco, 560 - Ratones - Florianópolis

Contatos: (48) 99144-9898  | (48) 99162-3225 |  jardimdorancho@gmail.com